terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fusão

Crase vem do grego que significa fusão. Por reparar que há tantos problemas com essa matéria, decidi escrever algo a respeito, o que me pareceu bem conveniente. :)
Ocorre crase quando há junção entre a preposição a + artigo a (as). Se não houver isso, NÃO coloque o acento grave (`). Mas como saber quando por ou não o tal acento? Vamos a algumas regras:

Não ocorre crase antes de:

* palavras masculinas (fui a pé e não fui à pé. Deixem a masculinidade da palavra em paaaaz! xD);
* verbos (a partir, a comprar etc.);
* pronomes em geral (a você eu não dou este presente);
* expressões repetidas (frente a frente estamos e você não diz nada);
* palavras no plural (a essas pessoas eu nem cumprimento).

Pense pelo seguinte: se a crase ocorre (a + a (as)), não há motivo algum para por acento grave no último exemplo. Primeiro, por ser um pronome demonstrativo (o que já vimos que não ocorre crase); segundo, porque a palavra está no plural! Ou seja, donde tiram o acento?? Aí é que está...não há mais a noção do que é esse tal acentozinho. Colocam-no de acordo com a vontade...De fato, virou um adorno! saahsuahsahhshu.

A matéria seria muito grande se fosse dizer tudo. Porém, vale a regra básica: tente substituir a palavra feminina em questão por uma masculina. Se aparecer ao ou aos, pode ter certeza que aí ocorre a crase. Outra regrinha legal é "voltar de, acento pra quê? Voltar da, acento no a". O que é isto?? Muitas vezes, tem-se a dúvida se em nomes de cidades e países, há ou não a crase. É simples. Vamos ver um exemplo:

*Fui a (ou à) Florianópolis?
Eu voltei de Florianópolis; logo, não há crase. Correto: fui a Florianópolis.

*Fui a (ou à) Inglaterra?
Eu voltei da Inglaterra; logo, há crase. Correto: fui à Inglaterra.

Enfim, falarei de outros assuntos assim. :D Servirá para os meus alunos das aulas particulares.
Quaisquer curiosidades e/ou dúvidas, escreva!

Um comentário:

  1. Aeeee grande Tamiris...
    Adorei seu blog, realmente útil!
    Uma sugestão, hein, pra deixar seu blog ainda mais prestativo vc poderia ajudar a nós, pobres brasileiros, com as novas regras de português! Hum? Quem tal?
    Da uma força aí, Tamiiiii
    Ahhh e não se esqueça que poderia nos explicar as regras de acentuação também! Tamiris com acento... Ter ou não ter? Eis a questão!
    Beijos, querida, até!

    ResponderExcluir